Assinatura RSS

NOTA DE APOIO AO DOSSIÊ DAS COMUNIDADES TERAPEUTICAS E DE REPUDIO À CENSURA E JUDICIALIZAÇÃO DA LUTA ANTIMANICOMIAL E DA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

Publicado em
NOTA DE APOIO AO DOSSIÊ DAS COMUNIDADES TERAPEUTICAS E DE REPUDIO À CENSURA E JUDICIALIZAÇÃO DA LUTA ANTIMANICOMIAL E DA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

Viemos por meio desta carta apoiar o CRP-SP pela produção do Dossiê: Relatório de inspeção de comunidades terapêuticas, que compõe a Campanha contra violações de Direitos Humanos, e repudiar a censura que este Conselho vêm sofrendo na divulgação e judicialização de suas práticas inerentes à sua função.

Reconhecemos o apoio e construção histórica do CRP-SP na luta antimanicomial e na defesa dos Direitos Humanos. Pontuamos que as práticas das instituições chamadas de Comunidades Terapêuticas se posicionam contrárias à construção das Políticas Públicas e ao projeto de cuidado universal, integral e equânime do SUS. Em nome de um suposto tratamento, violam direitos, torturam, humilham, matam e discriminam pessoas em sofrimento psíquico que têm necessidades advindas, ou não, do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Salientamos que esse modo de agir das Comunidades Terapêuticas é legitimado pelo Governo do Estado de São Paulo a partir do massivo financiamento público dessas instituições. As Comunidades Terapêuticas simbolizam e concretizam as práticas do antigo manicômio, a mercantilização da atenção à saúde da população e a reorganização do mercado de leitos em instituições asilares.

Denunciamos à sociedade que o poder judiciário de São Paulo através do pedido de uma Comunidade Terapêutica citada no dossiê, expediu uma ação liminar de retirada do dossiê de circulação. Entendemos que a aliança do MM. Juiz com a instituição violadora de direitos humanos evidencia a lógica manicomialista e reacionária do poder judiciário e a preferência por ações em saúde privativistas do governo do estado de São Paulo.

Pelo fim da censura das entidades e movimentos de defesa dos direitos humanos e por uma sociedade sem manicômios!
Manicômio Nunca Mais! Por uma democracia antimanicomial!

FRENTE ESTADUAL ANTIMANICOMIAL – FEASP

*PARA ASSINAR ATÉ DIA 12/06/16 CLIQUE AQUI!

Anúncios

Sobre antimanicomialsp

A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo surgiu do processo de organização da IV Conferencia de Saúde Mental - Intersetorial etapa São Paulo. Onde diversas organização, movimentos, entidades e militantes se uniram e realizaram a Plenária Estadual de Saúde Mental (diante da não convocação por parte do Governo do Estado de São Paulo). A idéia da Frente surgiu dessa experiência de organização da IV Conferência e também diante da conjuntura de rearticulação do setor manicomial e de ataque as conquistas do Sistema Único de Saúde, que exige atividades unificadas entre os mais diversos movimentos e organizações antimanicomiais. Visando aglutinar forças para defender a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: