Assinatura RSS

Reunião Organização do 18 de Maio 2015 – 9 de março de 2015 – 18h30 – Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo

Publicado em

“Um desafio radicalmente renovado se coloca agora para a população brasileira. Ao ocuparmos as ruas, pelo fim das barreiras de acesso institucionais, Sociais, econômicas… demos um passo adiante na história na luta contra a exclusão e a discriminação.

Mas devemos avançar mais, nossa atitude deve ser marcada por “uma ruptura. Ao recusarmos o papel de agente da exclusão e da violência institucionalizadas, que desrespeitam os mínimos direitos da pessoa humana, ‘inauguraremos’ um novo compromisso. Temos claro que não basta racionalizar e modernizar os serviços nos quais trabalhamos.

O Estado que gerencia os serviços é o mesmo que impõe e sustenta os mecanismos de exploração e de produção social da loucura e da violência. O compromisso estabelecido pela luta antimanicomial impõe uma aliança com o movimento popular e a classe trabalhadora organizada.

O manicômio é expressão de uma estrutura, presente nos diversos mecanismos de opressão desse tipo de sociedade. A opressão nas fábricas, nas instituições de adolescentes, nos cárceres, a discriminação contra negros, homossexuais, índios, mulheres. Lutar pelos direitos de cidadania dos doentes mentais significa incorporar-se à luta de todos os trabalhadores por seus direitos mínimos à saúde, justiça e melhores condições de vida”. (Adaptação da Carta de Bauru*)

Com esse espírito que a Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo e as entidades abaixo relacionadas vem convidar as Entidade, Movimentos e Militantes que possuem os mesmos anseios para reunião, para formar Comitê de organização da manifestação do dia da Luta Antimanicomial (18 de Maio).

Mais detalhes abaixo:

Dia: 09 de Março de 2015

Hora: 18h30

Local:  Sindicato dos Psicólogos, Rua Aimberé, 2053 – Metro Vila Madalena

Venham participar conosco dessa manifestação por políticas públicas Antimanicomiais!

Por um país sem Catracas!
Por uma Sociedade sem Manicômios!

* O convite é uma adaptação Livre da “Carta de Bauru” primeiro manifesto oficial dos trabalhadores em saúde mental por uma sociedade sem manicômios Acesse a Carta original em: https://antimanicomialsp.wordpress.com/cartas-da-luta-antimanicomial/carta-de-bauru/

Anúncios

Sobre antimanicomialsp

A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo surgiu do processo de organização da IV Conferencia de Saúde Mental - Intersetorial etapa São Paulo. Onde diversas organização, movimentos, entidades e militantes se uniram e realizaram a Plenária Estadual de Saúde Mental (diante da não convocação por parte do Governo do Estado de São Paulo). A idéia da Frente surgiu dessa experiência de organização da IV Conferência e também diante da conjuntura de rearticulação do setor manicomial e de ataque as conquistas do Sistema Único de Saúde, que exige atividades unificadas entre os mais diversos movimentos e organizações antimanicomiais. Visando aglutinar forças para defender a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: