Assinatura RSS

SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL: POR POLÍTICAS ANTIMANICOMIAIS

Publicado em

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

LUTA… O QUE?!
A Luta Antimanicomial é um movimento recente levantada por pacientes, familiares e teóricos que cansaram de ver situações precárias e perversas dentre das instituições manicomiais.

Na década de 1980, o Brasil se inspirou muito na Reforma Sanitária de Basglia, na Itália, para fundamentar o que mais tarde se caracterizaria na Luta.

Alguns casos de liderança da luta ficaram conhecidos, como o relatado no livro “Canto dos Malditos”, ou pela releitura no filme “Bicho de sete cabeças”.

Enfim, alguns pontos puxados pela Frente Antimanicomial, no dia do ato, serão:
• Um Sistema Único de Saúde (SUS) Público, Universal, Equânime, Integral, Gratuito e Humanizado;

• O estatuto do idoso e o estatuto da igualdade racial;

• O combate a práticas manicomiais e higienistas, como o assistencialismo, a internação compulsória, a medicalização e patologização da vida, a partir do Protagonismo dos Usuários em seu cuidado;

• O combate à Judicialização da Saúde como forma de subordinação da Vida e do Cuidado da População ao sistema judiciário;

• Combate à escravidão e à terceirização e toda a forma de precarização do trabalho;

• A emancipação e tratamento em liberdade dos usuários de álcool e outras drogas respeitando os direitos humanos e princípios da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial;

• O FIM da política de Guerra às Drogas que exclui e justifica as ações higienistas e genocidas do estado contra sua população mais vulnerável.

PROGRAMAÇÃO
12/05/2014 (2ª feira) – Local: Corredor em frente à quadra
19h-21h: Mesa introdutória sobre o livro “Saúde Mental e Atenção Psicossocial”, de Paulo Amarante, e possível formação de grupo de estudos com a temática do livro.

13/05/2014 (3ª feira) – Local: Centro Acadêmico da Psicologia (CA Psico)
19h-20h30: Roda de conversa sobre a internação na rede substitutiva, buscando compreendê-la como ferramenta, não como solução.

14/05/2014 (4ª feira) – Local: CA Psico
19h: Roda de conversa sobre a Reforma Psiquiátrica e suas consequências.
Exibição do filme “Uma janela para a lua” (88 min.)
Sinopse: Ás vésperas de completar 40 anos, o físico Lorenzo volta ao lugar onde nasceu, na Sicília, sul da Itália. Completamente envolvido com o futuro (pesquisa a origem dos buracos negros) quer se desfazer do passado. Ele conhece Salvadori, que irá cuidar da reforma de sua casa. A vida de Lorenzo muda com a presença de Salvadori. Um dia ao acordar, descobre que está no meio de uma comunidade terapêutica para doentes mentais, onde esses são tratados com um método pouco convencional.

15/05/2014 (5ª feira)
19h-20h30: As bases da reforma – um breve panorama dos autores do campo e seus pensamentos. Discussão com embasamento em autores como Basaglia e Foucault e suas contribuições para a Reforma.

16/05/2014 (6ª feira)
16h30: Como nós estudantes podemos nos organizar para a luta antimanicomial? Nessa conversa pretendemos agregar não apenas estudantes da PUC, mas de outras universidades, pensando como o movimento estudantil pode avançar com a luta.
18h: Oficina de cartazes
19h30: Festa – A loucura em todos nós

17/05/2014 (Sábado) – Local: Hotel Excelsior (Av. Ipiranga, 770)
16h-17h: Plenária por Políticas Públicas Antimanicomiais

18/05/2014 (Domingo) – Local: Theatro Municipal de São Paulo
13h: Ato da Luta Antimanicomial

APOIO:
– CA Psico da PUC/SP;
– Coletivo Feminista da Psico PUC/SP, libertxss.

AGRADECIMENTOS:
– Professores, professoras e profissionais da área que colaboraram com a organização da Semana da Luta Antimanicomial da PUC/SP;
– Rede Ecosol;
– Coordenação da FACHS.

CONTATO:
Reuniões às 2ª feiras, 17h, no CA Psico
E-mail: capsicopucsp@outlook.com
Site: http://www.capsicopuc.wix.com/gestaoviraser

 

Anúncios

Sobre antimanicomialsp

A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo surgiu do processo de organização da IV Conferencia de Saúde Mental - Intersetorial etapa São Paulo. Onde diversas organização, movimentos, entidades e militantes se uniram e realizaram a Plenária Estadual de Saúde Mental (diante da não convocação por parte do Governo do Estado de São Paulo). A idéia da Frente surgiu dessa experiência de organização da IV Conferência e também diante da conjuntura de rearticulação do setor manicomial e de ataque as conquistas do Sistema Único de Saúde, que exige atividades unificadas entre os mais diversos movimentos e organizações antimanicomiais. Visando aglutinar forças para defender a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: