Assinatura RSS

A Luta não Pára – 18 de Maio

Publicado em

“A LUTA NÃO PARA: 18 DE MAIO – DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL”

O Movimento de Luta Antimanicomial vem crescendo nas três últimas décadas a partir da militância de profissionais, familiares e pessoas com transtornos mentais, sensibilizando a sociedade e as autoridades políticas para uma nova forma de abordar as questões relacionadas à experiência da loucura, para reivindicação de direitos e garantias sociais.

Através dos serviços substitutivos como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Brasil vem gradativamente deixando para trás os chamados manicômios, muitas vezes reconhecidos como locais de isolamento e violência. Porém, a Saúde Mental não passa apenas por novas formas de cuidado em espaços diferenciados ou serviços alternativos, mas também pela desconstrução de conceitos arraigados sobre a problemática.

Atualmente a Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária, onde há livre circulação e utilização dos recursos que a sociedade oferece, incluindo espaços de convivência e cultura.

Nesse sentido, os coletivos populares e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS) têm muito a contribuir com a causa. Ambos convergem suas ações e perspectivas quanto aos princípios éticos potencializadores das relações humanas, pautando-se na solidariedade, no comprometimento com as classes populares, na visão crítica de mundo e na construção de caminhos criativos com autonomia e alteridade. A Tenda Paulo Freire é um espaço coletivo de demonstração de que isso é possível sim e politicamente viável para transformação da realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: