Assinatura RSS

Boletim Pastoral Carcerária 02/05/2014

Publicado em
Boletim Informativo — 02/05/2014
Olá Inst.de Estratégia e Politica, acompanhe as novidades da Pastoral Carcerária:

Campanha nacional quer mobilização da sociedade contra revista vexatória

Uma das principais lutas da Pastoral Carcerária agora pode ser apoiada por todos. Foi lançada em abril uma campanha nacional contra a revista vexatória em presídios. No site www.fimdarevistavexatoria.org.br é possível ratificar uma mensagem que pede ao Congresso a aprovação, em regime de urgência, do PL n° 480/2013, pelo fim da revista vexatória.



PCr de Minas Gerais obtém vitória para o fim da incomunicabilidade de presos

A PCr de Belo Horizonte e a Defensoria Pública da União em Minas Gerais conseguiram na primeira instância da Justiça Federal do estado, em abril, a procedência dos pedidos realizados na ação cível pública contra o estado e a União, para que se acabe com o período de incomunicabilidade imposto a quem ingressa no sistema prisional ou é transferido de unidade.



Junto à PCr, bispo de Coxim (MS) celebra Lava-pés com os presos

Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a Pastoral Carcerária da Diocese de Coxim organizou a cerimônia do Lava-pés, no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim (MS). A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Antonino Migliore, que lavou os pés de 12 presos e ainda conferiu os sacramentos da Crisma e da Primeira Eucaristia a dois detentos.



Com PCr, bispo de Jequié (BA) celebra Quarta-feira Santa em presídio

Durante a Semana Santa, em 16 de abril, o bispo de Jequié, dom José Ruy Gonçalves Lopes, presidiu celebração no Conjunto Penal de Jequié (BA). Na oportunidade, ele também conversou com pessoas encarceradas, diretores e agentes penitenciários do conjunto penal, que conta atualmente com mais de 800 presos, entre provisórios e condenados.



Dom Sergio Borges visita unidades prisionais femininas em São Paulo

Em 12 de abril, dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, visitou penitenciárias femininas na capital paulista, onde conversou com as presas, atendeu confissões e se colocou à disposição para que elas lhe enviem cartas e pedidos de oração. O Bispo também dialogou com outros líderes religiosos presentes às unidades prisionais.



Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo realiza assembleia em Piracicaba

Entre 25 e 27 de abril, em Piracicaba (SP), a PCr do Estado de São Paulo realizou sua assembleia anual, tendo como pautas a exortação apostólica do papa Francisco “A Alegria do Evangelho”, a análise do sistema prisional, a justiça restaurativa, o direito humano à educação das pessoas presas, a mulher encarcerada e a campanha pelo fim da revista vexatória.



Centros de detenção paraguaios: degradação da pessoa e falta de dignidade

Um estudo do Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura do Paraguai revelou que naquele País os presos em delegacias encontram dificuldades de acesso à justiça e assistência à saúde; e os que estão em presídios sofrem com a superlotação, maus tratos e precárias instalações. Há, ainda, abusiva quantidade de prisões preventivas, fora do limite do prazo legal.



Convite: Formação para agentes da PCr sobre o trabalho com mulheres encarceradas

A coordenação nacional da Pastoral Carcerária realiza nos dias 31 de maio e 1º de junho uma formação para agentes da PCr sobre o trabalho com as mulheres encarceradas. Os interessados devem entrar em contato até 8 de maio pelo e-mail nacional@carceraria.org.br, informando nome completo, telefone para contato e qual unidade feminina visita com a PCr.

Acesse o site www.carceraria.org.br e fique ligado nas notícias e atividades da Pastoral Carcerária. Se desejar colaborar conosco com notícias, envie sua mensagem para imprensa@carceraria.org.br.
PASTORAL CARCERÁRIA NACIONAL -PCrN/CNBB
Coordenação Executiva Nacional: Pe. Valdir João da Silveira, Ir. Petra Pfaller,
Heidi Ann Cerneka, José de Jesus Filho
Tel.: 55 (11) 3101-9419 – Skype: carceraria.secretaria
E-mail: nacional@carceraria.org.brwww.carceraria.org.br
Twitter Digg Facebook Delicious Reddit StumbleUpon DZone Google LinkedIn MisterWong MySpace Netvouz NewsVine Slashdot Technorati YahooMyWeb BlinkList Design Float Webnews.de
Não consegue visualizar este e-mail corretamente? Abra em seu navegador de internet.
Para garantir que nossas mensagens cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email imprensa@carceraria.org.br ao seu catálogo de endereços. Caso queira cancelar o seu cadastro, clique aqui. Ou se precisar alterar os seus dados, clique aqui.

Anúncios

Sobre antimanicomialsp

A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo surgiu do processo de organização da IV Conferencia de Saúde Mental - Intersetorial etapa São Paulo. Onde diversas organização, movimentos, entidades e militantes se uniram e realizaram a Plenária Estadual de Saúde Mental (diante da não convocação por parte do Governo do Estado de São Paulo). A idéia da Frente surgiu dessa experiência de organização da IV Conferência e também diante da conjuntura de rearticulação do setor manicomial e de ataque as conquistas do Sistema Único de Saúde, que exige atividades unificadas entre os mais diversos movimentos e organizações antimanicomiais. Visando aglutinar forças para defender a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: