Assinatura RSS

Tabu: Tratamentos Polêmicos (Programa National Geographic)

Publicado em

Fonte: http://www.natgeo.com.br/br/especiais/tabu-brasil/episodios/#7942

TRATAMENTOS POLÊMICOS

Qual o limite da busca pela cura? É possível encontrá-la na natureza, em procedimentos que já foram considerados proibidos ou na fé? Quando tratamentos convencionais parecem não funcionar, as formas alternativas podem ser a busca da solução.

Experimentar o desconhecido gera controvérsias, incertezas, além de colocar a medicina em cheque. Ao mesmo tempo, os tratamentos polêmicos ganham cada vez mais e mais adeptos. Isso é…Tabu!

A Eletroconvulsoterapia, ou ECT, é uma estimulação elétrica no cérebro de voltagem relativamente alta indicada para alguns casos de doenças psiquiátricas como a depressão.
Considerada instrumento de tortura no século passado e o tratamento mais polêmico da história da medicina, a técnica se modernizou, mas ainda causa estranhamento, medo e polêmica entre as diferentes opiniões dos profissionais da saúde.

Depois de tentar inúmeros tratamentos sem sucesso para a depressão, Syomara derrubou o preconceito e decidiu testar a eletroconvulsoterapia.

Em busca do equilíbrio físico e mental e da melhora da sua imunidade, Amir viaja muitos quilômetros até a tribo Katukina, no Acre, para tomar o Kambô. Conhecido como a “vacina do sapo”, o veneno é aplicado pelos índios da tribo, pioneiros no uso da substância, por meio de pequenas queimaduras feitas na pele com um pedaço de cipó em brasa.

O mal estar é quase imediato: dores de cabeça, vômito e até diarreia. Cerca de alguns minutos depois, adeptos como Amir garantem mais vitalidade e disposição.

É na pequena cidade de Abadiânia, no estado de Goiás, que fica a Casa de Dom Inácio. Fundada pelo reconhecido médium João de Deus, a instituição recebe pessoas do mundo inteiro em busca da cura pela fé, com cirurgias espirituais, nas quais muitas vezes são utilizadas facas de cozinha e pinças, o que gera inúmeras discussões entre médicos e céticos.
Foi lá que Luiz encontrou a cura duas vezes, mesmo em posse de um diagnóstico de câncer terminal.

Choques em alta voltagem prometem devolver a vida a pessoas castigadas pela depressão. Tradições indígenas conquistam o “homem branco”, e garantem que o veneno do “sapo” traz vitalidade. A fé contraria a medicina e consegue curar casos dados como perdidos. Syomara, Amir e Luiz vivenciam métodos questionados pela ciência.

Atitudes consideradas por muitos como perigosas e por outros como única salvação. Mistérios desvendados no Tabu Brasil Tratamentos Polêmicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: