Assinatura RSS

Frente Antimanicomial do Estado de São Paulo em apoio ao Movimento Passe Livre

Publicado em

Em sua plenária mensal realizada neste ultimo sábado a Frente Estadual Antimanicomial decidiu apoiar o movimento Passe Livre e convocar seus membros que assinaram nossa carta de princípios a participarem da manifestação desta segunda feira 17 horas dia 17/06/2013 no largo da Batata em Pinheiros.

O que se questiona é o direito de ir e vir, passagens caras impedem o trabalhador, estudante e toda a população paulistana não abastada de usufruir do lazer, trabalho, estudo restringindo de maneira cruel a liberdade em favor do lucro dos oligopólio das empresas de ônibus. Neste aspecto fazemos um paralelo com a restrição do direito de ir e vir que as internações compulsórias, manicômios e a implantação das ditas comunidades terapêuticas infringem a quem sofre de transtorno mental estas praticas por sua vez transferem recurso do SUS para que instituições privadas obtenham grandes lucros.

A Frente Estadual Antimanicomial repudia a pratica da criminalização dos movimentos sociais. Exige a revogação das acusações de formação de quadrilha e vandalismo dos participantes destes atos legítimos de manifestação. Repudiando a violência policial praticada contra estes atos pacíficos garantidos constitucionalmente. Condenamos ainda o encarceramento de qualquer integrante do movimento PASSE LIVRE da mesma forma como condenamos a internação de quem sofre transtorno mental ou faz uso de substancias psicotrópicas.

Reivindicamos ainda que os atos dos poderes executivos Estaduais e Municipais respeitem os espaços de controle social como conselhos e conferencias e garantam a participação popular na implantação de políticas publicas em todas as áreas, particularmente neste caso na área da Saúde e Transporte. Denunciamos que estes espaços hoje foram esvaziados e ludibriados. Tornado, pois a manifestação popular uma necessidade para garantir e ampliar a democracia.

Só pode haver uma sociedade justa, republicana e respeitadoras dos direitos fundamentais da humanidade se o direito de expressão e comunicação forem amplamente garantidos como prevê nossa constituição.

Em defesa do SUS, Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, por uma Sociedade sem Manicômios! E pela não criminalização dos Movimentos Sociais.

15/06/2013 – Frente Antimanicomial do Estado de São Paulo

Anúncios

Sobre antimanicomialsp

A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo surgiu do processo de organização da IV Conferencia de Saúde Mental - Intersetorial etapa São Paulo. Onde diversas organização, movimentos, entidades e militantes se uniram e realizaram a Plenária Estadual de Saúde Mental (diante da não convocação por parte do Governo do Estado de São Paulo). A idéia da Frente surgiu dessa experiência de organização da IV Conferência e também diante da conjuntura de rearticulação do setor manicomial e de ataque as conquistas do Sistema Único de Saúde, que exige atividades unificadas entre os mais diversos movimentos e organizações antimanicomiais. Visando aglutinar forças para defender a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: