Assinatura RSS

Matérias na Grande Imprensa – Sobre a 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos – locais de internação para usuários de drogas

A 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos – locais de internação para usuários de drogas teve forte repercussão na mídi. Abaixo mandamos um Clipping com as matérias saídas na grande mídia em todo o país.

Clipping especial 4º inspeção nacional de DH

Alguns trechos das matérias:

Agência Brasil: “Em outras instituições, os internos são enterrados até o pescoço e sofrem castigos como beber água do vaso sanitário, comer refeições preparadas com alimentos estragados. O trabalho forçado, sob o nome de laborterapia, é outra característica recorrente dos tratamentos propostos“.

Agência O Globo: “Um dos locais que mais chocou o conselho foi a Comunidade Terapêutica Grupo Oficina da Vida, em Teresina (PI). Como punição para o descumprimento de regras internas, os pacientes são obrigados a cavar um buraco de três metros por três em terreno pedregoso e depois cobrir de novo com terra. Na Shalom and Life, em Macaé (RJ), os pacientes são compelidos a carregar uma pedra dentro de um saco plástico como forma de reconhecimento de sua culpa”.

DIARIO DE PERNAMBUCO: “O Lar Cristão, em Cuiabá (MT), é uma instituição evangélica onde as pacientes são obrigadas a seguir as regras do local – que são as mesmas da igreja Assembleia de Deus. Quem se recusa a obedecer fica sem refeição até mudar de ideia“.

 Em nome da proteção e do cuidado, que formas de sofrimento e exclusão temos produzido?

Anúncios

Sobre antimanicomialsp

A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo surgiu do processo de organização da IV Conferencia de Saúde Mental - Intersetorial etapa São Paulo. Onde diversas organização, movimentos, entidades e militantes se uniram e realizaram a Plenária Estadual de Saúde Mental (diante da não convocação por parte do Governo do Estado de São Paulo). A idéia da Frente surgiu dessa experiência de organização da IV Conferência e também diante da conjuntura de rearticulação do setor manicomial e de ataque as conquistas do Sistema Único de Saúde, que exige atividades unificadas entre os mais diversos movimentos e organizações antimanicomiais. Visando aglutinar forças para defender a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS.

»

  1. Gente quando é q vão fazer uma vistoria surpresa no hospital psiquiátrico são pedro em porto alegre (RS)?
    Enquanto residente de saude mental coletiva da escola de saude publica do RS, acho um absurdo as práticas dentro daquele campo de concentração (sem exagero algum).
    Tem um paciente “não-institucionalizado” internado lá há “apenas” 7 anos (ou é mais?)… seu quarto é a Sala de Observação… ou melhor, sua jaula é lá… sim seria elogiar mto chamar aquilo onde ele está de S.O.
    Afora os ainda 280 q ainda moram lá dentro… sem cuidado…
    Faço o seguinte relato:
    Minha turma de Residentes de Saúde Mental da ESP-RS passamos o primeiro ano lá dentro desse horror… e morreu uma senhora q ficava ao sempre em volta do refeitório… pensem em todos os conceitos de cuidado agora… qd falar q demoraram 3… TRES DIAS pra encontrarem o corpo dela dentro do manicômio… num lugar super ruim perto da onde?? do refeitorio…
    Enqto isso morreram 2 moradores do SRT morada Viamão de problemas clínicos (cardíacos) e denunciaram que estavam negligenciando o cuidado… o que nao é verdade já q há um cuidado com as medicações clínicas e bom… morrer de problemas clínicos ao meu ver faz parte do processo de vida de uma pessoa q nao se alimenta bem, toma medicamentos psiquiatricos q aumentam seu peso… houve um cuidado pra se avisar o qto antes as autoridades enfim aí o MP ta tentando barrar (por causa da denuncia as mortes no SRT) por causa de “denuncias” da antiga gestao manicomial, o projeto “Morador Zero”.
    QUANDO VAO FAZER UMA VISTORIA NO HOSPICIO SAO PEDRO???

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: