Assinatura RSS

Leia e Divulgue: Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas

A Inspeção Nacional, coordenada pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, foi executada em setembro de 2011,  envolvendo os atuais vinte Conselhos Regionais de Psicologia, que simultaneamente, em 25 unidades federativas do país, inspecionaram 68 unidades, contando com o apoio de inúmeros parceiros locais.

“O capítulo maus-tratos, violência física e humilhações não é pequeno. Neste
encontra-se registrada a adoção de métodos de tortura, como, por exemplo: internos enterrados até o pescoço (recurso terapêutico?); o castigo de ter de beber água de vaso sanitário por haver desobedecido a uma regra ou, ainda, receber refeições preparadas com alimentos estragados, além do registro de internos que apresentavam, no momento da inspeção, ferimentos e sinais de violência física”.

Leia a Divulgue – Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas (clique aqui)

Vamos divulgar amplamente esse importante Relatório e mostrar que o tratamento e o cuidado devem ser realizados pelos princípios do Sistema Único de Saúde e devem seguir a Lei 10.216 da Reforma Psiquiátrica!!!

Até o fechamento do último leito nos Manicômios, seguiremos em Luta!!! Tratamento Sem Segregação!!

Anúncios

Sobre antimanicomialsp

A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo surgiu do processo de organização da IV Conferencia de Saúde Mental - Intersetorial etapa São Paulo. Onde diversas organização, movimentos, entidades e militantes se uniram e realizaram a Plenária Estadual de Saúde Mental (diante da não convocação por parte do Governo do Estado de São Paulo). A idéia da Frente surgiu dessa experiência de organização da IV Conferência e também diante da conjuntura de rearticulação do setor manicomial e de ataque as conquistas do Sistema Único de Saúde, que exige atividades unificadas entre os mais diversos movimentos e organizações antimanicomiais. Visando aglutinar forças para defender a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS.

»

  1. Sou Assistente Social e fico extremamente preocupada com essa questão dos Cuidados dos Usuários de Droga.
    É lamentável e desumano o que está acontecendo com os usuários de drogas nas Comunidades Terapêuticas que deveriam estar protegendo e cuidando dessas pessoas.
    Gostaria de saber qual seria a Proposta de Política Pública para o tratamento do usuário de drogas.
    Conheço o CASP Álcool e Drogas, mas o mesmo não dá conta de tratar da maioria desses casos que se encontram na rua, com os vínculos rompidos ou sem famíla.

    Precisamos de lugares que recebam e atendam o usuário de drogas da forma que deve ser. São seres humanos que estão numa condição bastante frágil e precisam de toda atenção.
    Neste final de Semana foi mostrado pela mídia a Campanha que está sendo feita na Cracolândia da Cidade de São Paulo.
    Várias Organizações e Serviços Públicos se uniram para abordar os usuários de drogas e levaram várias atividades de cuidado, como: corte de cabelos e outras.
    Fiquei bastante otimista com essa iniciativa, que conforme foi divulgado acontecerá uma vez por mês.
    Vários usuários concordaram e ir para um local para se cuidarem.
    Entre os voluntários tinha um ex-usuário de drogas que deu um depoimento bastante emocionante de que é possível se recuperar.

    Luciene Marques Lupatelli
    e.mail lmarqueslupatelli@gmail.com
    Telefone: 83870910

    Responder
    • Luciene,

      Essa é a preocupação de todas (os)! Em nossa Carta propomos as seguintes políticas públicas para o Tratamento Sem Segregação: 1. CAPS AD 24h (com leitos); 2. Leitos em Hospitais Gerais; 3. Consultórios de Rua; 4. Casas de acolhimento transitório; 5. equipes de saúde mental na atenção básica; 6.Estratégias de redução de danos; 7. políticas públicas intersetoriais…

      Mais investimentos da Rede SUS!!!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: