Assinatura RSS

Seminário Psicologia e Direitos Humanos: Direito à Memória e à Verdade

Seminário Psicologia e Direitos Humanos: Direito à Memória e à Verdade

Inscrições (clique aqui)

O conhecimento da verdadeira história de um país é um dos pilares principais para que a nação possa ser considerada, de fato, democrática. No que se refere ao contexto brasileiro ainda há muito a se percorrer nesse caminho. Os crimes cometidos no período da ditadura militar no Brasil seguem sem julgamento, muitas famílias ainda esperam, de forma dolorosa, saber o que realmente aconteceu aos seus filhos.

A intensa violação cometida aos direitos humanos, como tortura, prisões arbitrárias e assassinatos, nos chamados anos de chumbo da ditadura militar, não podem ser esquecidas. Por mais dura e difícil que seja essa verdade, ela precisa ser resgatada, conhecida e encarada de frente. A ausência da verdade impede que a subjetividade de cidadãos e cidadãs brasileiras seja efetiva. O conhecimento do passado pode se revelar como um fator transformador do que acontece no presente.

Com essa certeza em mente, a Comissão de Direitos Humanos do CRP SP, em parceria com o Instituto de Psicologia realiza o seminário Psicologia e Direitos Humanos: Direito à Memória e à Verdade. O evento tem como objetivo fomentar e instigar as discussões sobre a criação de uma Comissão Nacional da Verdade, que já está incluída no Plano Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal. Participam do evento o jornalista e presidente do CONDEPE, Ivan Akselrud de Seixas; e o psicólogo Ignácio Dobles Oropeza, que irá compartilhar as experiências de outros países latino-americanos que já têm uma comissão que investiga os atentados cometidos pelas ditaduras aos direitos humanos. O Brasil é o único país da região que ainda não tem uma comissão es pecífica para investigar esses acontecimentos.

Dia: 21 de outubro de 2011
Horário: 9h30 às 12h
Local: Auditório do CRP SP
Rua Arruda Alvim, 89, Jardim América, São Paulo, SP.

Informações:
Depto. de Eventos do CRP SP

Telefone: (11) 3061-9494 ramais 111, 130, 137 e 317
E-mail: eventos03@crpsp.org.br

Participe!

Anúncios

Sobre antimanicomialsp

A Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo surgiu do processo de organização da IV Conferencia de Saúde Mental - Intersetorial etapa São Paulo. Onde diversas organização, movimentos, entidades e militantes se uniram e realizaram a Plenária Estadual de Saúde Mental (diante da não convocação por parte do Governo do Estado de São Paulo). A idéia da Frente surgiu dessa experiência de organização da IV Conferência e também diante da conjuntura de rearticulação do setor manicomial e de ataque as conquistas do Sistema Único de Saúde, que exige atividades unificadas entre os mais diversos movimentos e organizações antimanicomiais. Visando aglutinar forças para defender a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: